Fibras e seus benefícios

Você sabe o que são fibras?

As fibras são substâncias derivadas dos vegetais, resistentes à absorção e digestão, classificadas de acordo com a sua solubilidade. Presentes em frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais.

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Atualmente as fibras tem sido bastante estudadas devido aos benefícios que podem trazer para o organismo, como:

  • Regulação do funcionamento intestinal;
  •  Prevenção de doenças (diverticulite, constipação intestinal, câncer de cólon, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes);
  • Redução do colesterol plasmático;
  • Maior saciedade.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 25g a 30g de fibras por dia. Mas como atingir essa meta?

Vegetais, frutas, verduras e cereais são ótimas fontes de fibra. Mas se você  for ao supermercados, vai constatar que existem vários produtos ‘integrais’, ‘ricos em fibras’ e ‘fonte de fibras’. Qual escolher?

Você encontra vários alimentos com rótulos escritos ‘integral’ mas nem sempre  são tão integrais. Olhe sempre a lista de  ingredientes dos produtos, veja qual a ordem  que os elementos integrais aparecem. Os ingredientes são escritos na ordem de quantidade: aqueles que estão em maior quantidade no produto estão nos primeiros lugares. Ou seja, alimentos ‘verdadeiramente’ integrais devem ter integrais na primeira posição.

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COMO AUMENTAR O CONSUMO DE FIBRAS?

  • Prefira legumes crus ou cozidos a vapor
  • Ingira mais frutas com casca ou bagaço e semente, como de maçã, pera, mamão e laranja;
  • Opte por cereais rico em fibras – Integrais;
  • Acrescente aveia em flocos às frutas e vitaminas ;
  • Consuma produtos integrais como pão, arroz e biscoitos (Leia os rótulos);
  • Acrescente farinha de trigo integral às panquecas e almôndegas.

 

Para um hábito intestinal ainda mais equilibrado é MUITO importante beber água. Não adianta comer muitas de fibras e não beber água!  E não esqueça de fazer atividades físicas regulares.

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