Como consumir mais frutas, verduras e legumes?

Como adotar o “5 ao Dia” – dicas para o dia-a-dia

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• Dê preferência para os produtos da estação, pois são mais baratos, saborosos e mais ricos em nutrientes. Em alguns lugares, como as feiras livres, são mais frescos. Esses alimentos são perecíveis, por isso a compra deve ser realizada em pequenos intervalos (em geral, semanalmente), na quantidade suficiente até a próxima compra.

• Incremente suas refeições com frutas, legumes ou verduras. As frutas podem ser usadas para enriquecer e dar um toque diferente nas saladas. Algumas verduras ou legumes podem ser cozidos juntos com o arroz (ex: brócolis, agrião, tomate), com algum tipo de carne (agrião ou cenoura) ou acrescentados à farofa (couve ou cenoura). Eles conferem cor e sabor às preparações, aumentam o teor de vitaminas e minerais e permitem maior variedade no cardápio do dia-a-dia.
• Varie o tipo de corte e a forma de preparo das frutas, legumes e verduras para estimular o consumo, principalmente entre as crianças.
• Deixe sempre à mão frutas prontas para serem consumidas, isto é, higienizadas e em lugar visível. Não há quem resista a um prato de frutas coloridas e saborosas.
• Sempre que possível, coma frutas, legumes e verduras crus e/ou com casca (desde que devidamente higienizados): eles fornecem menos calorias por porção e são mais ricos em fibras.
• As frutas frescas ou secas podem ser utilizadas nos lanches, durante reuniões de trabalho, ficam saborosas quando combinadas a iogurte, a sementes torradas, como de abóbora e girassol e a cereais, como granola e aveia.
• Leve sempre fruta fresca ou seca com você. Na hora que a fome apertar, em vez de um salgadinho ou um biscoito, você terá uma opção mais saudável.

 

• Troque o refrigerante ou chá gelado por suco de fruta natural.
• Invente novas receitas! Experimente frutas e legumes que você não tem o hábito de comer!

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