ALIMENTOS ANTIOXIDANTES

Precisamos evitar o desequilíbrio entre a produção de compostos oxidantes e o sistema de defesa oxidante. Por isso é essencial   inserir alimentos antioxidantes ao longo do dia, em todas as refeição, é uma das estratégias utilizadas na terapia nutricional anti-aging. Veja alguns alimentos para   acrescentar em seu dia a dia:

ABACATE
É fonte de nutrientes, como glutationa, tocoferóis e carotenódeis, e apresenta alto poder antioxidante.
DICAS DE CONSUMO
– Guacamole
– Saladas
– Sucos
– Vitaminas
– Sobremesas

AÇAÍ
O açaí é fonte de antocianinas (nutrientes). Esses nutrientes são responsável pelo pigmento da fruta e pela inibição dos radicais livres. O seu consumo regular melhora a aparência da pele lesada pelo sol e reduz rugas faciais. Na polpa congelada ocorre preservação das propriedades antioxidantes.
DICAS DE CONSUMO
– Sucos
– Vitaminas
– Picolés
– Pudim

LINHAÇA
A linhaça dourada apresenta maior ação antioxidante se comparada à linhaça marrom. A casca da semente da linhaça é resistente à ação do suco gástrico. Ou seja, ela não é digerida pelo nosso organismo. Por isso, seu consumo deve ser na forma de farinha, triturada ou germinada. Por ser
fonte de gorduras boas, a farinha deve ser preparada em casa e armazenada na geladeira em pote de vidro ou aço inoxidável, com validade de uma semana.

ERVAS E TEMPEROS COM AÇÕES ANTIOXIDANTES
– Alecrim
– Alho
– Afavaca
– Carqueja
– Cominho
– Canela
– Cravo
– Coentro
– Curry
– Dente de leão
– Erva doce
– Guaçatonga
– Gengibre
– Manjericão
– Gengibre
– Orégano
– Pimenta
malagueta
– Pimenta do
reino
– Sálvia

 

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