Alergia Alimentar

A Alergia Alimentar é caracterizada por uma reação anormal do organismo após a ingestão de alguns alimentos. Esta ocorre principalmente em crianças e estima-se que a prevalência seja de 6% em menores de três anos e 3,5% em adultos.

Causas

O organismo reconhece a proteína presente no alimento como uma invasora e cria anticorpos para combatê-lo ocasionando os sintomas alérgicos.

Qualquer alimento pode causar alergia, entretanto existem os mais comuns como:

  • Ovos;
  • Leite;
  • Amendoim;
  • Frutos do mar;
  • Soja;
  • Frutas frescas,

Segundo o consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar (2007), a alergia alimentar por leite de vaca, ovo, trigo e soja desaparecem na infância, ao contrário do amendoim, nozes, e frutos do mar, os quais podem durar pela vida toda.

Sinais Clínicos

Os sinais podem aparecer logo após a ingestão do alimento ou 2 horas depois, o que dificulta identificar o que causou a alergia. As reações mais comuns são:

Inchaço Diarréia
Urticária Dor abdominal
Coceira Vômitos
Eczema Tosse

 

 

Diagnóstico

O diagnóstico depende da história clínica e consiste em observar qual alimento está gerando as reações. Existem também testes de provocação, onde o paciente consome certa quantidade do alimento para verificar se este causa uma reação alérgica. O teste deve ser realizado sob orientação de um médico.

Tratamento

O tratamento é feito basicamente através da eliminação do alimento da dieta.

Ao observar que você está tento alguma reação alérgica após a ingestão de certos tipos de alimento, procure um alergologista que este possa orientá-lo!

 

Abraços 🙂

Comente e compartilhe

Posted in: